Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tópico 01- O início da conversa...

Ainda não foi descoberta uma fórmula para o texto perfeito. Felizmente. Mesmo porque o conceito de perfeição textual é algo controverso, e coloca em jogo variantes demais para que se chegue a uma resposta plausível ou aceitável.
A rigor, um texto bom é um texto adequado ao que se propõe, e nada mais do que isso. No entanto, quando se tem em mente a prova de redação de exames vestibulares e concursos, o candidato poderá se fiar em alguns princípios e virtudes da linguagem, entre elas a clareza, a coesão e a concisão- espécie de “Santa Trindade” de todo redator que se preze.
Diante da proposta temática expressa pelo enunciado e por textos de apoio, é necessário que o candidato deixe de lado ideias pré- concebidas e se molde ao tema, reunindo seus conhecimentos sobre o assunto e organizando-os de maneira consistente. Mais do que um amontoado de ideias prontas e enunciados dispersos, o que se pede é que o redator seja capaz de transformá-los em uma peça de linguagem palatável – com começo, meio e fim- sem jamais perder de vista o tema.
Para tanto, é recomendável a prática da escrita e reescrita de textos, evitar lugares-comuns também pode ser um jeito de salvar o texto da banalidade, entre outros conceitos de produção textual aos quais você será apresentado e familiarizado ao longo do nosso ano de preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário